Pequenos Negócios são um grande negócio para o crime cibernético.

Pequenos Negócios são um grande negócio para o crime cibernético.

Para cibercriminosos, nenhum negócio é pequenos demais para explorar. As pequenas empresas não podem se dar ao luxo de não pensar em segurança da informação.

Isso se tornou mais crítico ao longo dos anos, já que muitas empresas perderam involuntariamente os dados pessoais de seus clientes devido a violações de segurança.

O crime cibernético está crescendo a um ritmo acelerado. Se tornou uma grande oportunidade para negócios criminosos, e deverá crescer para US$ 600 bilhões este ano, maior do que qualquer outra forma de crime.

Mas por que as pequenas empresas precisam se preocupar em se tornar alvos? Afinal, eles não são uma grande instituição financeira ou empresa de grande porte.

Se por um lado a pequena empresa tem pouco recurso para investir em segurança da informação, ao mesmo tempo ela não pode deixar de investir e pensar na segurança do seu negócio.

Requisitos & Questões Particulares para PMEs — É tudo sobre seu orçamento!

É seguro afirmar que o fator mais importante que afeta as decisões de uma pequena empresa é o seu orçamento. Geralmente, as PMEs não disponibilizam de centenas ou mesmo dezenas de milhares de reais para gastar com segurança da informação.

Então, por que muitas pequenas empresas apenas vivem no dia-a-dia quando se trata de planejar suas necessidades em segurança da informação? A resposta é simples: a segurança da informação pode ser cara. As empresas apenas lidam com suas necessidades atuais e esperam pelo melhor, e isso geralmente é o cerne do problema.

É preciso entender que o investimento em segurança não pode ser um pensamento posterior. Precisa ser bem planejado, tecnicamente e financeiramente. Sem este nível de planejamento, as empresas estarão sempre reagindo às últimas emergências, perdendo dinheiro no processo e nunca conseguindo se concentrar no crescimento do negócio, em vez de apenas consertá-lo.

O espaço do mercado de pequenas empresas é tão vulnerável a falhas de segurança como as empresas de ponta. Os proprietários de pequenas empresas ou os indivíduos encarregados de fornecer suporte de TI para a organização devem se concentrar em segurança ao construir a infra-estrutura, em vez de olhar para ela como uma reflexão tardia. A falta de fazê-lo, colocará a empresa em modo reativo com o potencial de perder centenas de milhares de reais em custos de remediação, perda de produtividade e impacto negativo em sua imagem corporativa.

Embora nunca seja possível garantir que uma empresa seja totalmente segura ou que uma violação não ocorrerá, a implementação da estratégia certa, as ferramentas mais recentes e o fornecimento de educação permanente para o usuário final irão minimizar esses riscos e permitir que você se concentre mais no crescimento de sua empresa, ao invés de apagar incêndios.

Não fique mais vulnerável. Proteja sua empresa!